Linhas de Pesquisa


Cristalografia Estrutural :
Técnicas de difração e espalhamento de raios X, tem sido utilizadas na  determinação das estruturas tridimensionais de moléculas. Estas estruturas tem sido utilizadas em diversos tipos de estudos, como o de contribuir para o entendimento de leis que governam o empacotamento de cristais orgânicos, estudo de propriedades ópticas não-lineares, correlações  entre ligação de valência e ângulos de ligação. Também tem sido objeto de estudos a determinação de poliedros de coordenação das moléculas estudadas.
Dentro desta linha, encontram-se o estudo de compostos de telúrio, de compostos de terras raras, compostos inorgânicos e orgânicos.

 

Modelagem Molecular e Docking e Aplicações ao Estudo de Fármacos:

Esta linha de pesquisa começou a ser desenvolvida a partir de 1993, quando iniciou-se a comparação entre as estruturas determinadas cristalograficamente e as modeladas a partir de cálculos computacionais (VII Simpósio Brasileiro de Química Teórica. Caxambú-MG-1993).

A partir de 1996, através de métodos de docking, foi iniciado o estudo de complexos putativos entre ligantes e moleculas-alvo (geralmente enzimas), técnica sumamente valiosa no desenvolvimento de fármacos como no entendimento dos mecanismos de reação. Com esta técnica e possível sugerir qual o melhor ligante, melhor sitio de ligação, conformação mais favorável ao ligante, e diferenciar entre uma família de ligantes ou inibidores, qual o mais promissor para atuar como um fármaco.

No 3rd Workshop on Chemical Structure and Biological Activity realizado em novembro de 2001, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, foi ressaltada a importância desta técnica como uma das mais promissoras para o estudo de desenvolvimento de fármacos e de mecanismos de reação.

 


 

Site desenvolvido por
Maria Manuela Pereira Machado (
mariamanuela@gmail.com)